Atividades

SEMANA DE 10 A 17 DE AGOSTO
Atividade com o livro "O Mundinho" e com a música "Canção Mínima" da Cecília Meirelles
GREI 4 - Professoras: Eliete e Rosi
As professoras do GREI 4 contaram a história "O mundinho" de Ingrid Bellinghausen. Conversaram com os alunos sobre questões ambientais como: onde moramos, por que o mundo está ficando triste, que fazemos parte desse ambiente e precisamos preservá-lo. A partir dai confeccionaram atividades para a composição do mural da sala com a fala das crianças sobre o que é certo ou errado em relação aos cuidados com o ambiente.
Dando continuidade, trabalharam com a "Canção Mínima" da Cecília Meirelles que gerou um cartaz com o planeta, borboletas em terceira dimensão e as falas dos alunos.
A partir dessas atividades o grupo criou uma história sobre preservação ambiental que será tema de um cartaz que ainda será montado.


Construção de Brinquedos com sucata
GREI 0 - Educadoras: Luciane, Mônica e Penha
Com o objetivo de trabalhar a coordenação motora e a percepção visual dos alunos as educadoras construiram junto ao grupo binóculos com rolos de papel higiênico e guache. As crianças pintaram o rolo com guache e foi colado celofane colorido na ponta do rolo para visualização.
Boneca para representação de emoções
GREI 1 - Educadoras Luziane e Joceli

Percebendo a necessidade de trabalhar as diferentes emoções entre seus alunos, as educadoras proporam como atividade a construção de uma boneca de papel com a possibilidade de troca de expressões ( triste, sorrindo, com raiva, chorando etc)
O nome dado a boneca foi MANU, em referência a uma aluna nova que acabara de chegar ao grupo e ainda chorava muito. As educadoras usaram as expressões da boneca para manifestar aos alunos a satisfação ou não com suas atitudes e dos outros, por exemplo: se alguém batesse no amigo a MANU ficaria triste, ou se as crianças comessem bem ela ficaria feliz.
Atividades com a história "Animais Marinhos"
GREI 2 - Educadoras Lorena e Carla Gomes
Aproveitando o interesse da turma por um brinquedo trazido por um aluno desse grupo de referência ( um baldinho e uma pá de areia ) as educadoras aproveitaram para relacionar o brinquedo ao tema trabalhado em nosso projeto. Contaram a história "Animais Marinhos", e após conversa com os alunos a cerca do que encontramos no mar, confeccionaram um cartaz do fundo do mar.


Atividade com o livro " Era uma vez um gato xadrez"

GREI 3A E 3B - Professoras: Jaqueline, Marcely, Rosane e Sheyla
Os dois grupos de Referência se reuniram para ouvir a história "Era uma vez um gato xadrez". O objetivo da atividade era trabalhar cores e formas. Cada aluno escolheu a cor do seu gato e assinou seu nome com a ajuda do telhadinho. Cada um montou seu gato colocando olhos, boca e rabo.
Reciclagem
GREI 5 - Professoras: Graciela e Fernanda
O grupo de Referência dentro da temática do Meio Ambiente abordou a questão RECICLAGEM, com o objetivo de construir jogos com garrafas Pet. As garrafas foram cortadas e numeradas de 1 a 10, ficando a parte de cima encaixada com a parte de baixo. Dentro das garrafas foram colocadas bolinhas de gude com correspondência em quantidade ao numeral da garrafa.
SEMANA DE 18 A 25 DE AGOSTO
O CRESCIMENTO DAS PLANTAS
GREI 1 - Educadoras: Luziane e Joceli
Após contarem a história "Diversidade das florestas brasileiras" presente na revista Recreio, as educadoras levaram os alunos ao hall de entrada da escola para preparar a plantação de sementes de girassol. As educadoras já haviam preparado sacos de areia, copinhos, garrafa de água e as sementes de girassol previamente. Após conversarem com os alunos sobre o que se precisa para plantar um girassol, as mesmas conduziram os alunos ao plantio deixando com eles também a responsabilidade de regá-las todos os dias e colocá-las um pouco no Sol.
O NASCIMENTO DA LUA
GREI 2 - Educadoras: Lorena e Carla Gomes
Através da HIstória "O nascimento da Lua" as educadoras trabalharam com os alunos a noção de dia e noite. Em conversa, após a leitura do livro, o grupo iniciou as comparaçãoes: Fecharam e abriram a cortina levando os alunos a percepção de claro e escuro. Sentaram debaixo do Sol para ver como se sentiriam e a sombra para perceber a diferença. Depois dividiram a turma em dois grupos para que confeccionassem o Sol e a Lua. O resultado foi a construção de um móbile que está exposto na sala de aula.
JOGO: MUNDO QUE VIVEMOS X MUNDO QUE QUEREMOS VIVER
GREI 3A - Professoras: Jaqueline e Marcely
Os alunos do GREI 3A estão preparando um jogo: "Mundo que vivemos X Mundo que queremos viver". As crianças, com a orientação das professoras estão pesquisando imagens em revistas, jornais e livros para confeccioná-lo. Ele representará um trajeto que será numerado e que as crianças percorrerão, após jogarem um dado, os caminhos poluídos até o caminho ideal.
DIÁLOGO DOS ANIMAIS
GREI 4 - Professora: Rosi e Eliete
Dando continuidade ao trabalho anterior sobre preservação ambiental, as professoras montaram um cartaz sobre a história criada pelo grupo que apresentava um diálogo dos animais sobre a destruição das florestas.