quarta-feira, 23 de março de 2011

Hora do Planeta

"Niterói mobilizado para apagar as luzes no sábado"

Fonte: O Fluminense

Seja você também um cidadão que luta por um planeta melhor e vamos apagar as luzes no próximo sábado, dia 26 das 20h30 às 21h30 (uma horinha só).

Com este ato passaremos para nossos filhos a responsabilidade que temos com a geração deles, e mostraremos que Niterói se juntará a várias cidades do mundo preocupada com a vida no planeta.

Dia internacional da água

Você sabia que a água doce é um elemento que pode acabar no nosso planeta? A Terra é formado por aproximadamente 70% de água, mas 97,50% é água salgada, imprópria para o consumo.

Talvez para alguns esse assunto não seja ainda de grande importância, mas para nossos alunos a preocupação já começa a chegar através da reflexão do uso consciente da água no nosso cotidiano.

Em conjunto ao objetivo da ONU de conscientizar as pessoas sobre a importância da água para a vida em nosso planeta, nós nos unimos à eles no dia 22 de março na comemoração pelo Dia Internacional da Água.

Parabéns a todos que buscam conscientizar filhos, amigos e a si mesmo acerca desse tema tão importante.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Conversando sobre a água

Olá amigos,

Hoje tivemos mais um dia super especial para a construção do nosso projeto meio ambiente.
As turmas GREI 4A e GREI 4B assistiram juntas o vídeo da série Baby Einstein da parte Netuno, que fala sobre a água nos oceanos, mares, rios e lagos. Além disso o vídeo mostra várias maneiras como nós, seres humanos, usamos a água.

Nossa manhã foi muito divertida, pois após assistirmos o vídeo construimos um barquinho de papel e tivemos a oportunidade de colocá-lo na água.

E tem mais! No banho vivemos um ótimo de conhecimento e interatividade, pois cantamos a música "chuveiro, chuveiro não faça assim comigo. Chuveiro, chuveiro não molhe o seu amigo. Lave bem as orelhas e lave bem esse pé. lave você todinho. porquinho você não é."

Hoje tivemos um encontro com a água muito especial.

Parabéns GREI 4A e GREI 4B

quarta-feira, 16 de março de 2011

Apresentação da nova Supervisora

Nossa UMEI está recebendo gente nova.

Tivemos hoje a primeira participação em equipe de nossa nova Supervisora.

Bem-vinda Jaqueline, espero que possamos compartilhar grandes ideias juntos.

Canto e conto com Bia Bedran

Olá amigos,

Como sempre a nossa UMEI está sempre em constante estudo e atualização.

Alguns membros da nossa equpi estão inscritos no curso Cantando e contando histórias com a autora, letrista e cantora Bia Bedran.

Em um primeiro encontro com a autora já nos sentimos maravilhados com a sua maneira única de contar histórias para encantar.


Aguardem as novidades que estaremos partilhando com vocês sobre este curso super legal!
Parabéns equipe por mais esta iniciativa.

Curiosidades Japão

Anualmente no dia 5 de maio, o quinto dia do quinto mês, e faz parte da Golden Week (semana dourada).

É um dia reservado ao respeito da criança para comemorar a sua felicidade.
Foi designado um feriado nacional pelo governo japonês em 1948.

Originalmente era chamado de Tango no sekku [端午の節句] (dia dos meninos), esta data já era celebrada desde a era Nara.
Embora o nome tenha mudado para dia das Crianças, os costumes continuam os mesmos e o feriado é voltado principalmente para os meninos.

As meninas também tem seu dia, o Hina-matsuri, ou “Dia das Meninas” que ocorre no dia 3 de março – terceiro dia do terceiro mês, porém ,diferentemente do Kodomo no Hi, o Hina – Matsuri não é considerado feriado Nacional.

Saiba como se divertem as crianças no Japão:


No Japão: o jô-quem-pô é muito popular. As crianças brincam como aqui, fazendo gestos que representam papel, pedra ou tesoura. A diferença é que lá do outro lado do mundo elas gritam "jan-ken-pon!".

Naha Harbor Diner – Restaurante em cima de uma arvore



*Naha Harbor Diner

Um lugar incrível para se conhecer no Japão.

Naha Harbor Diner , é um restaurante que fica em Okinawa e é o sonho de qualquer criança (e de adultos também hehe), de estar dentro de uma casa em cima de uma árvore.

Mas apesar de parecer tão realista, essa magnifíca árvore, não é de verdade. Ela é feito de concreto, e tem cerca de 20 metros de altura.


Ah, e não se preocupe, para subir na árvore não é preciso escala-la. No centro da árvore, tem uma parte oca com um conveniente elevador.

De dentro do Naha Harbor Diner, se tem uma belíssima vista do Onyama Park, que fica em frente ao restaurante.

O terraço, lugar mais cobiçado do restaurante, garante um inesquecível pôr-do-sol, e a visão noturna, com luzes de néon dançando sobre a água, cria a atmosfera perfeita para casais apaixonados.

O Restaurante serve comidas asiáticas com espetaculares pratos exclusivos da Indonésia, China, Coréia, Filipinas, Índia, Tailândia, Vietnã e Singapura, e claro, Okinawa.

FONTE: http://www.japaoemfoco.com/

Ainda falando do Japão

Nossas crianças ficaram muito curiosas com os últimos acontecimentos no Japão.

Foram tantas as perguntas que isso virou motivo de bate papo nas rodinhas. Os alunos ouviram novas palavras como tsunami, tremor de terra, maremoto etc. que nos conduziu a conversar sobre a Terra, e que a mesma possui uma parte de terra e outra de água, que temos mais água do que terra.

Nossa! Foram tantas as novidades que ainda vamos conversar muito sobre isso. Agurdem!

Japão

Nossa escola mais uma vez se solidariza com a tragédia ocorrida no Japão. Estamos todos em constrante oração para que logo logo tudo se normalize.
Apesar de todo preparo do povo japonês para esse tipo de tragédia, sabemos que todos sofrem neste momento tão complicado.

Paz e bem a todos!

sexta-feira, 11 de março de 2011

Inicio dos Projetos

Olá amigos,

O Carnaval já se foi e após um merecido descanso nossos projetos continuam.

Nesse inicio de semestre tivemos a visita em nossa escola do professor Rogério, que atualmente é um dos colaboradores do projeto Tempo de Escola, o qual nossa escola estará participando durante o ano de 2011.

Ficamos muito felizes com a visita do professor, e as idéias já começaram a fluir.

Parabéns Equipe por mais essa iniciativa.

GREI 1B