sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Diversidade: Sexual, religiosa e etnicorracial

No segundo dia de Palestras dedicado a Educação Infantil refletimos sobre temas muito polêmicos: Sexualidade, intolerância religiosa e questões etnicorracial. Apesar do pouco tempo, cada palestrante fez uma breve introdução sobre o tema e as questões mais profundas ficaram para o debate. Que como sempre nestes temas são muito acalorados.

Para tratar da questão da Sexualidade tivemos a presença do Professor Doutor Pedro Paulo G. de Bicalho, que nos conduziu a uma reflexão sobre a homofobia nas escolas. O professor e teólogo André Luiz dos Santos Barroso nos trouxe um pouco da questão cultural que envolve a intolerância religiosa devido a interpretações erroneas sobre determinados assuntos. E para terminar nosso dia de palestra a professora Zoilda Loreto, nossa velha conhecida de trabalhos aqui na nossa UMEI, nos abrilhantou com contos e músicas que trabalham a questão etnicorracial.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Discutindo questões curriculares

Olá amigos,

Hoje tivemos a oportunidade de participar no Clube Português de uma maravilhosa palestra direcionada aos professores de Educação Infantil. Dentre os participantes da mesa estavam a professora Ana Paula Lanter e a nossa querida coordenadora da Educação Infantil Fernanda, que retorna após o nascimento de sua filha.

Na palestra foram tratados temas como, curriculo, autoridade, lugar social da infância, Educação Infantil e as leis. Refletimos também sobre as funções da Educação Infantil ao longo dos anos e para a pós-modernidade.

Muitas foram as sugestões nascidas dessa palestra, mas as que mais chamaram a atenção foram;

  1. A necessidade do retorno das formações continuadas;
  2. A organização de GTs que integrem professores da Educação Infantil e do 1º Ciclo;
  3. A busca por projetos de leitura para todos os anos da Educação Infantil.
Parabéns a todos os profissionais que participaram ativamente desse evento, em especial os da nossa UMEI. Beijos a todos!

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Participação da UMEI em aula inaugural

Foi com grande alegria que a diretora Carla Helena e as professoras Lorena, Luziane e Rosane representaram a nossa UMEI na aula inaugural desta quinta-feira 03 de fevereiro. Após participarem do coquetel, as educadoras assistiram a palestra sobre "Literatura e Vida", ministrada pelos escritores Affonso Romano de Sant´Anna e Marina Colasanti. E receberam o CD com os referenciais curriculares.




Volta as aulas

Olá amigos,

Iniciamos mais um ano letivo, e já tivemos o prazer de participar de uma belissíma aula inaugural.
Para os diretores e professores que tiveram a oportunidade de participar, a Secretaria e a Fundação Municipal de Educação (SME/FME) nesta quinta-feira, dia 3 de fevereiro no teatro do Colégio Salesiano, em Santa Rosa organizou a abertura dos trabalhos de 2011 com a  palestra sobre "Literatura e Vida", ministrada pelos escritores Affonso Romano de Sant´Anna e Marina Colasanti.  Além de nos abrilhanterem com histórias e depoimentos, ainda promoveram um momento delicioso de bate papo, onde até as crianças puderam participar.




Também nesta noite tivemos o lançamento simbólico dos referenciais curriculares, onde estiveram presentes ainda a secretária municipal de Educação, Maria Inês Azevedo de Oliveira, o presidente da FME, Claudio Mendonça, a subsecretária de Educação, Cléa Monteiro ( que não pode comparecer por motivos particulares), e a subsecretária de Projetos Especiais, Dina Feijó.




Já entre os dias 7 e 11 de fevereiro, acontece a ‘Semana de Integração’ em diversas unidades da Rede e no Clube Português, no Ingá. Na ocasião, os docentes participarão de atividades relacionadas a questões curriculares e à diversidade em seus variados aspectos.



GREI 1B